COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de audiência para debater políticas públicas de primeira infância

02/08/2016 20:50 | Por Jéssica Carvalho (estagiária)

Evento expôs dificuldades enfrentadas por quem busca vaga em creches públicas

A Defensoria Pública do Estado da Bahia-DPE/BA esteve presente em audiência promovida pela Rede de Mulheres pelo Fortalecimento do Controle Social das Políticas Públicas, com o objetivo debater demandas da comunidade do bairro de Plataforma relacionadas às políticas de primeira infância e às situações das creches em Salvador. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, de movimentos sociais e da Comissão de Educação da Câmara de Salvador.

O tema da audiência, 'Monitoramento das políticas de primeira infância e os impactos na vida das mulheres negras', trouxe à discussão as dificuldades enfrentadas pelas mães que buscam nas creches públicas apoio para a educação de suas crianças. “Neste sentido, é importante ressaltar que o direito à educação é garantia constitucional. A Defensoria se posiciona de maneira crítica, inclusive, à portaria que estabelece o sorteio das vagas nessas creches”, afirmou a defensora pública Laíssa Araújo.

A audiência ocorreu no auditório do Parque de São Bartolomeu, em Plataforma, na última sexta-feira, 29 e fez parte do Julho das Pretas, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.