COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de campanha Justiça Pela Paz em Casa pelo Dia Internacional da Mulher
No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve a postos na mobilização da campanha Justiça Paz em Casa, quando audiências e julgamento de processos criminais em que as mulheres são vítimas de violência doméstica têm prioridade. A campanha que iniciou na segunda-feira, 07, encerrou nessa sexta-feira, 11, com média de 54 audiências por dia.
Diariamente, na 1ª Vara de Violência Doméstica de Salvador, foram 18 audiências de ações de medidas protetivas de urgência e 12 audiências de ações penais, as quais os defensores públicos que atuam no Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem seguem acompanhando. "A campanha se mostra proveitosa, uma vez que permite à mulher em situação de violência obter, por exemplo, manutenção das medidas protetivas de urgência ou relatar eventual descumprimento da ordem judicial que confere as medidas.", explicou a defensora pública Roberta Braga. Já na 2ª Vara de Violência Doméstica, o defensor público Rodrigo Assis acompanhou 24 audiências diariamente durante a campanha. Os atendimentos de rotina feitos pelo Nudem também prosseguem na sede administrativa da DPE em Salvador, localizada em Sussuarana.
A campanha de mobilização é uma iniciativa da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, e envolve todas as varas de júri, não somente as especializadas no Combate à Violência Contra a Mulher. Para a defensora pública Roberta, a campanha Justiça Pela Paz em Casa ainda promove a conscientização da sociedade sobre a violência praticada contra as mulheres, sendo também uma ação preventiva, uma vez que trabalha com o conceito de educação de gênero.