COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de capacitação de gestoras de Centros de Atenção à Mulher
Advogadas, coordenadoras, psicólogas e assistentes sociais que irão atuar como gestoras dos Centros de Referência de Atenção à Mulher (CR's) já sabem que podem contar com a Defensoria como parceira na luta contra a violência contra a mulher. A informação foi repassada ao grupo na manhã desta quinta-feira (29), através de palestra ministrada pela defensora Cristina Ulm sobre o papel da Defensoria e do Núcleo de Defesa da Mulher. A explanação fez parte do curso de capacitação destas profissionais, promovido pela Secretaria de Promoção de Igualdade (Sepromi).
De acordo com Cristina Ulm, a experiência foi bastante positiva. "Não abordei somente o trabalho do Núcleo de Defesa da Mulher, falei da Defensoria como um todo e da importância dela como instrumento de acesso à justiça, pois, muitos questionamentos sobre a atuação da instituição foram levantados no curso realizado pela Sepromi anteriormente", explica.
O Núcleo Especializado na Defesa da Mulher presta orientação jurídica e encaminhamento da vítima a outros serviços da Rede de Atenção à Mulher em situação de Violência, dentre outros orientações. No ano passado, o Núcleo atendeu a 2.500 mulheres, vítimas dos mais variados tipos de violência.
O curso de capacitação termina hoje (30), com a formação da segunda turma de técnicas e articuladoras. A equipe irá atuar nos onze Centros de Referência de Atenção à mulher, com inauguração prevista até o final deste ano. Com os novos centros, a rede de enfrentamento à violência contra a mulher contará com quinze unidades.