COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de Caravana da Mulher no bairro de Tubarão em Salvador

21/09/2019 17:04 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Projeto Caravana da Mulher tem como objetivo levar de forma itinerante serviços e cuidados para as mulheres nas comunidades de Salvador

Com orientações jurídicas  a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE|BA integrou os serviços oferecidos pela Caravana da Mulher na manhã desta sexta-feira, 20, no Lar Pérola, localizado no bairro de Tubarão, em Salvador. O projeto itinerário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ e tem como objetivo levar serviços para comunidades na capital baiana.

Uma das atendidas foi a servidora municipal Josenice Simões que queria saber mais detalhes sobre como proceder para solicitar a guarda do neto de nove anos. A criança, segundo ela, já vive sob seus cuidados praticamente desde o nascimento.

“Os pais não se interessam por dar atenção e cuidados à criança, que vive comigo desde sempre. Foi esclarecedora esta conversa com os servidores da Defensoria sobre os procedimentos que devo tomar para solicitar e alcançar isto que vai ser importante para dar ainda mais conforto e segurança para meu neto, que já manifesta não ter nenhum interesse em ir viver com os pais, caso eles se interessassem em cuidar deles hoje”, disse Josenice.

O servidor técnico da Defensoria Marcos Silva disse que, além de orientações no dia, alguns casos foram agendados para atendimento posterior nas sedes da DPE, já que são necessários, entre outras coisas, a apresentação de documentos. “A prevalência hoje aqui foram de demandas sobre requisição de alimentos, pensão alimentícia”, comentou.

Esse foi o caso de Denise dos Santos, que veio solicitar pensão alimentícia do pai de sua filha que se encontra preso. “Ele se encontra preso e não envia nada pra filha. Preso não trabalha não é? Ele tem quem enviar algo pra menina”, comentou Denise que aproveitou ainda para consultar sobre uma audiência num processo que responde.

Participaram ainda da atividade de assistência as servidoras da Defensoria Suellen Ferreira, Rita Ferreira e Rose Santos e os servidores Vinícius Leandro e Márcio Máximo.