COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de Encontro Estadual em defesa dos direitos do idoso
Através da Especializada de proteção ao Idoso, a Defensoria Pública do Estado da Bahia participou, nos dias 18 e 19 de agosto, do II Encontro Estadual de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, na Praça Municipal. O evento teve como tema central "Envelhecimento bem sucedido, compromisso de todos". Para a defensora pública Walmary Pimentel, "as dificuldades encontradas por uma população de mais de 350 mil idosos na capital já se arrastam há quase quatro anos e a falta de políticas públicas para atender esse público é fator agravante".
Problemas com transporte público e saúde foram os assuntos centrais do evento. "O transporte é deficitário, a saúde inexistente, os idosos são tratados de forma desumana. A sociedade precisa se unir em prol dessa demanda e o trabalho em conjunto das instituições voltadas para a proteção dos direitos dessas pessoas é fundamental", ressaltou a defensora.Para Gildete Domingos, representante dos Direitos da Pessoa Idosa do bairro de Itapuã e militante do Coletivo de Mulheres do Sindprev, o fórum foi importante para levar o conhecimento da sociedade quais os seus reais direitos e necessidades, visando a melhoria dos serviços prestados ao idoso, além de servir para chamar à atenção dos governantes. "A qualidade de vida do idoso ainda é muito tímida", ressaltou ela ao explanar sobre a falta de atividades e políticas públicas para a defesa dessas pessoas.
Segundo Helena Pataro, representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a população baiana conta com o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso - Creasi. São mais de 20 mil pacientes cadastrados e de janeiro a julho foram mais de 400 pacientes matriculados no Centro. "A falta de atenção básica faz com que a demanda aumente, o que é preocupante", explica Helena. O evento foi promovido por cerca de 85 entidades, dentre eles o Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb), Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia/Casa do Aposentado e Pensionista (ASAP/CAP) e o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).