COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de encontro sobre o papel e os desafios da corregedoria do Ministério Público

10/10/2018 16:59 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Em uma das palestras, o papel da Defensoria Pública esteve em destaque

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou na manhã desta quarta-feira, 10, do “Encontro Regional e Diálogo da Corregedoria Nacional com Membros e Servidores do Ministério Público no Estado da Bahia – MP/BA”. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia, abordou temas como o papel da Corregedoria, os novos desafios da área e a aproximação, o acompanhamento e a orientação das atividades dos membros e servidores.

A corregedora-adjunta da DPE/BA, Larissa Guanaes, compôs a mesa de abertura do encontro e destacou como a discussão sobre o papel da Corregedoria interessa também à Defensoria Pública. “O encontro abordou questões que são relevantes, também, para a Defensoria e para as outras instituições que fazem parte do sistema de justiça. O papel principal da Corregedoria não é o de punir, mas direcionar, guiar, educar e ajudar os defensores públicos e servidores, como é o nosso caso, a exercerem as suas atividades”, ressaltou a corregedora-adjunta Larissa Guanaes.

“É a corregedoria que, com seu trabalho extremamente importante de aconselhamento e prevenção, contribui para a boa atuação dos membros da nossa instituição”, destacou, também na mesa de abertura, a procuradora-geral de justiça do MP/BA, Ediene Lousado.

Defensoria e Ministério Público

Em uma das palestras que fizeram parte da programação do encontro, o corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel Moreira, destacou o papel da Defensoria Pública. “Para nós, é uma honra contar com a presença da Defensoria neste encontro. Se tem uma instituição que é próxima do Ministério Público, esta instituição é a Defensoria Pública. Não somos competidores. Somos irmãos, procuramos fazer justiça. A Constituição Federal desenha bem o papel de cada um. O trabalho da Defensoria é fundamental para a sociedade”, parabenizou o corregedor nacional, durante a palestra “Novos Desafios da Corregedoria Nacional do Ministério Público”.