COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de evento internacional que debate moradia para a população em situação de rua
Encontro foi promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, reunindo defensores e gestores de todo Brasil
A fim de levantar o debate a cerca da implementação de políticas públicas para população de rua, sobretudo no que tange a falta de moradia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do I Seminário Internacional sobre Moradia para a População em Situação de Rua, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
O evento, que ocorreu nos dias 3 e 4 deste mês, em Brasília, faz parte do Projeto Diálogos Setorias União Europeia – Brasil e contou com palestrantes que trabalham na implementação do modelo Housing First – Moradia Primeiro – na Europa e na América Latina.
Para a defensora publica Fabiana Almeida, do Núcleo Pop Rua da DPE/BA, é de suma importância a Defensoria Pública da Bahia e de todos os outros estados estarem no evento, para que possam promover à metodologia de promoção de direitos humanos, tendo como prioridade o direito à moradia.
“A metodologia Housing First abordada no evento, nos trouxe uma visão do quão o acesso à moradia deve ser prioridade para a população em situação de rua. Com esse acesso de forma prioritária, às pessoas em situação de rua poderão aderir com mais tranquilidade ao demais direitos, como socioassistencial, direito à saúde, trabalho, educação, alimentação e tantos outros que eles necessitam”, pontuou.
O seminário abordou ainda as experiências exitosas em Curitiba, Porto Alegre, Chile, Portugal e Espanha, que aderiram à moradia primeiro e, consequentemente, viabilizaram as outras necessidades desse público. Também estiveram representando a DPE/BA as defensoras públicas Tereza Cristina Almeida e Nathalia Castelucchi.