COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de evento sobre atenção à saúde e direitos da criança e do adolescente na Bahia
A atenção à saúde e aos direitos da criança e do adolescente foi tema de Webinário “Cenário da Criança e do Adolescente: Qual nosso papel nesse contexto?”, promovido pelo Hospital Martagão Gesteira, com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O evento, que ocorreu na última quinta-feira, 26, foi realizado de forma virtual e durou cerca de sete horas.
Além da Defensoria baiana, representada pela defensora pública, coordenadora da 8ª regional e palestrante no evento, Laís Sambuc, outras instituições importantes no combate a violência contra crianças e adolescentes participaram do encontro. Dentre as autoridades, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente – CAOCA, que na oportunidade pontuou a possibilidade de judicialização das questões de violência.
A defensora pública Laís Sambuc apontou que em época de pandemia, quando as crianças e adolescentes precisam ficar em casa, é que a atenção a essas crianças precisa ser intensificada. “Em 2020, o percentual de denúncias comparado a 2019 caiu, o que não significa que a violência parou de acontecer, muito pelo contrário as crianças estão vulneráveis e próximas de seus agressores”. Laís também destacou pontos sobre o direito à saúde e avaliou positivamente o encontro para amplificar cada vez mais as discussões.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são violações de direitos da criança ou adolescentes – um aumento de quase 14% em relação a 2018. Ainda segundo o MMFDH, a violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências.