COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de evento sobre Mobilidade e Transporte Urbano na Uneb

28/10/2008 15:58 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia participou no dia 20 de outubro, da palestra sobre "O Cenário da Mobilidade e Transporte Urbano no Brasil", promovida pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
O objetivo do encontro foi discutir a proliferação da mobilidade urbana em Salvador. Na avaliação do presidente do Senge, Ubiratan Félix, é importante discutir a questão para o desenvolvimento da cidade. "A saturação das vias urbanas e dos equipamentos públicos instalados, determina a expansão horizontal da área urbana", observou.

A subcoordenadora da Defensoria Pública Especializada Cível e de Fazenda Pública, Mônica Aragão, representou a instituição no encontro, ocasião em que fez perguntas sobre a questão da mobilidade urbana e ressaltou o direito a moradia.

A Senge ainda apontou o problema da mobilidade através da situação dos carros que ocupam amplos espaços da via pública e reduzem o ambiente livre para as pessoas caminharem nas calçadas (que muitas vezes já se encontram danificadas).

A palestra também foi acompanhada pelo arquiteto Nazareno Afonso, que abordou as dificuldades encontradas pela sociedade em se locomover numa cidade com trânsito intenso. "A lógica é que as pessoas fiquem em primeiro lugar e não os carros, a cidade não pode ser governada pelos automóveis", enfatizou. Ele ainda citou a necessidade de existir um planejamento urbano para viabilizar ações como o aumento das calçadas, adoção de faixas exclusivas para ônibus, dentre outras.