COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de inauguração da nova sede do MP
O defensor público Erico Pena, representando a defensora pública geral do Estado Bahia, participou na tarde da última sexta-feira (3), da inauguração da nova sede do Ministério Público baiano, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Atualmente a sede funciona no bairro de Nazaré, em Salvador, e a mudança para o novo espaço deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano.
"Trata-se de um marco de respeito às instituições. A Defensoria Pública congratula os colegas do MP em face dessa conquista, que é mais um ganho para o povo. Essa nova sede significa um momento de fortalecimento das instituições do Sistema de Justiça, ai incluída a Defensoria, que atua lado a lado com parquet", afirma o defensor geral em exercício".
Durante a solenidade, o procurador-geral da Justiça, Wellington César Lima e Silva, fez seu discurso ressaltando a importância da nova sede para melhor atender a população. "Com esse novo espaço estaremos melhor preparado para atender a população e à altura dos desafios. Esse é mais um endereço da sociedade baiana, vocacionado a atender o interesse público", destacou o procurador geral. Para o governador Jaques Wagner, "as estruturas apresentam funcionalidade sem ostentar luxo, importante diante da realidade do Brasil. A nova sede, que é mais ampla e funcional, contribui para que eles possam exercer, na plenitude, o mandamento constitucional de proteger a sociedade", declara.
A inauguração encerrou a Semana do Ministério Público 2010, que teve início na ultimo dia 01, como tema "Desafios e Oportunidades do Ministério Público na Atualidade'". A abertura do evento contou com a presença da defensora geral Tereza Cristina Ferreira e de defensores públicos baianos. Na cerimônia, foi agraciado o jornalista e ex-deputado federal Emiliano José com o “Prêmio J. J. Calmon de Passos”, outorgado pelo MP a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade na defesa dos Direitos Humanos, e com a “Medalha do Mérito do Ministério Público” ao médico e ex-governador da Bahia Roberto Santos, ao músico Luiz Caldas e à servidora do MP, Rose Folly, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade e ao MP.