COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de reunião para definir estratégias para Programa Minha Casa Minha Vida

03/12/2015 18:00 | Por Luana Rios DRT 4867/BA (texto e foto)


Ocupação irregular e tráfico de drogas dentro dos condomínios do Programa Habitacional foram apontados no encontro

Definir estratégias de ações conjuntas para solucionar problemas identificados nos empreendimentos do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida na Bahia. Esse foi o objetivo da reunião que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, na manhã dessa quinta-feira, 03, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Habitação, Caixa, além de outros órgãos de segurança pública e instituições. O encontro aconteceu no Parque Tecnológico da Bahia.

De acordo com o major da Polícia Militar, Arnaldo Neto, os principais desafios dentro do programa são a ocupação irregular e o tráfico de drogas. O subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, defensor público Gil Braga, que participou das discussões, pontuou que a DPE pode colaborar na organização comunitária, na assistência jurídica aos síndicos, além da mediação dos conflitos. "Nossa atuação vai no sentido de contribuir para a cultura da paz", afirmou Braga.

Para o coordenador-geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, André Fagundes Mendes, "a grande importância da Defensoria Pública, tanto federal quanto estadual, é dar esse apoio jurídico".

A reunião é um encaminhamento do Ministério da Justiça, do Ministério das Cidades com o Poder Executivo da Bahia para a criação de um Grupo Executivo estadual, baseado no modelo de sucesso implantado no Rio de Janeiro.