COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de reunião preparatória de atuação na proteção dos direitos das crianças e adolescentes no Carnaval
Encontro com a rede de proteção serve para alinhar e montar estratégias para prevenir e combater a violação de direitos
A 27 dias do início da maior festa popular do mundo, o Carnaval, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, juntamente com outros órgãos públicos que fazem parte da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, já estão organizando os trabalhos para o período festivo, realizando encontros entre seus representantes.
Na tarde desta quarta-feira, 30, mais uma reunião preparatória foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE para discutir as ações que serão executadas nos circuitos da festa. O objetivo principal é combater o trabalho e a exploração infantil e sexual de crianças e adolescentes, garantir seus direitos e evitar violações.
A coordenadora da Especializada em Proteção aos Direitos da Infância e do Adolescente da DPE/BA, Gisele Aguiar, esteve presente na reunião e ressaltou a importância destes encontros. “É necessário organizar previamente como e onde cada órgão vai atuar. Enquanto a população está focada na folia, queremos que a Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, assim como todas as secretarias estaduais e municipais, funcione sem nenhum tipo de ruído, criando um fluxo de proteção para esse público”, explicou a coordenadora.
A reunião também contou com a participação da procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado, Márcia Rabelo; da diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS, Juliana Portela; da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Cristina Sanches; do subsecretário municipal de Ordem Pública – Semop, Carlos Alberto Fagundes Pereira; da coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Iara Farias; do representante da Plan International Brasil, Bruno Moreno; e de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, do Ministério Público do Trabalho e conselheiros tutelares que atuarão durante o carnaval.