COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de reunião sobre atuação integrada na defesa e proteção das mulheres de Lauro de Freitas

02/04/2019 18:02 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira, 2, na ALBA

Dados do Mapa da Violência mostram que, há quatro anos, o município de Lauro de Freitas ocupava a 60ª posição entre as cidades brasileiras e a 10ª posição entre as cidades baianas com maiores índices de violência contra a mulher. Com a ideia de propor uma atuação integrada dos órgãos de segurança pública, assistência social, defesa e garantia dos direitos das mulheres, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi convidada a participar na manhã desta terça-feira, 2, de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas.

Proposta pela deputada estadual Mirela Macêdo e realizada em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, a reunião, que tratou da atuação específica da Defensoria, contou com a participação do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, do coordenador executivo das Defensorias Públicas Regionais, Walter Nunes Fonseca Junior, da coordenadora da Especializada em Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida, da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Bárbara Chaves, da subsecretária Anete Pardo e da diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Cristiane Mota.

“Fomos a primeira cidade da região metropolitana a ter a Ronda Maria da Penha, a ter a Secretaria de Políticas para as Mulheres e, agora, queremos unir as pontas destas instituições que atendem as mulheres que sofrem violência e propor uma atuação integrada. As mulheres têm sentido uma confiança cada vez mais crescente na Defensoria e é por isso que estamos aqui, para estreitar os laços e propor que vocês façam parte desta Rede de Atendimento”, convidou a titular da SPM, Bárbara Chaves, sugerindo que a ideia do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM – da DPE/BA seja estendido para Lauro de Freitas.

Explicando o papel do NUDEM em Salvador e como a Defensoria atua nas áreas cível e penal, por exemplo, o defensor público geral aprovou a ideia da atuação integrada e já pensa nas soluções. “Este vai ser um dos primeiros passos da nossa gestão e será muito significativo. Temos que nos unir na busca de soluções e trabalhar juntos. Como medida imediata, vamos dialogar com os defensores públicos que atuam em Lauro de Freitas para definirmos a melhor forma de incrementar, ainda mais, o nosso auxílio às mulheres vítimas de violência na cidade”, prometeu o defensor-geral, que recebeu um exemplar do I Plano Municipal de Políticas para Mulheres 2018 – 2022 de Lauro de Freitas e também entregou o Plano de Expansão da Defensoria Pública.

Atento a todas as sugestões de melhoria no atendimento das mulheres que procuram a unidade da Defensoria Pública na cidade, o coordenador executivo das Defensorias Públicas Regionais, Walter Nunes Fonseca Junior, se comprometeu a ir até Lauro de Freitas para conhecer, de perto, a realidade e as demandas existentes. “A ideia é fazer uma ‘ponte’ entre o Centro de Referência Lélia Gonzalez, que acolhe as mulheres vítimas de violência e que faz parte da SPM, e a Defensoria”, percebeu o coordenador. “O assunto sobre a defesa, proteção e garantia dos direitos das mulheres nunca sai de pauta”, ressaltou a coordenadora da Especializada em Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, da qual o NUDEM é vinculado, Lívia Almeida.