COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de sessão especial na ALBA em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Sessão especial aconteceu na ALBA, nesta quinta-feira, 23
A cada divulgação dos dados sobre homicídios no Brasil, a mesma informação é dada: morrem por homicídio, mais jovens negros e moradores de periferia, do que jovens brancos no país. Além disso, vem se confirmando que a tendência é um crescimento desta desigualdade nas mortes por homicídios. Para tratar deste cenário, o deputado estadual Bira Corôa propôs sessão especial que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, nesta quinta-feira, 23, com o tema Protagonismo da Juventude Negra na Luta contra o Racismo. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o movimento Corra pra o Abraço, o Conselho Estadual da Juventude, Instituto Odara, entre outras representações participaram do evento.
A subcoordenadora da Curadoria Especial, Mônica Aragão, que representou o defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, destacou a participação da Defensoria Pública na luta pelos direitos da população mais vulnerável e o projeto realizado pela DPE/BA – Júri Simulado – no teatro do IRDEB.
“O jovem de hoje é o futuro de amanhã. A juventude, como categoria socialmente construída, proporciona discussões enriquecedoras. Ela representa o conjunto de comportamentos, particularidades e diversidades a ela atribuídos. Estamos vivenciando a perda constante de jovens para a marginalidade, por isso é relevante que realizemos esse tipo de encontro para dialogar e repensar a forma como tem sido conduzido o caminho desses cidadãos”, salientou Bira Corôa.
A sessão especial contou ainda com apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha. Também estiveram presentes o secretário estadual de Justiça, Carlos Martins; Uiara Lopes, representando a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres; Taís Trindade, representando o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e Luma Nascimento, do Circuito Rolezinho.