COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de sessão sobre o combate ao trabalho infantil
O trabalho realizado pela Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Defensoria Pública, foi abordado durante o evento
Em homenagem ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, na tarde desta terça-feira, 13, de uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador. Com o tema Os efeitos do trabalho infantil e as ações para erradicação em Salvador, a sessão foi proposta pelas vereadoras Aladilce Souza e Rogéria Santos, e contou com a participação também de estudantes, professores, representantes de organizações ligadas aos direitos da criança e do adolescente, parlamentares e autoridades.
Entre as principais ações destacadas para combater o trabalho infantil estavam as ações ligadas à educação e ao lazer de crianças e adolescentes e a implantação de mais políticas públicas na área infantojuvenil. “Precisamos olhar para o outro como gostaríamos de sermos olhados. Esta luta é apartidária e temos que estar todos juntos, enquanto rede de proteção e garantia dos direitos infantojuvenis”, destacou a vereadora Rogéria Santos. “Temos que nos mobilizar para enfrentar esta luta contra o trabalho infantil. Criança precisa ser criança e seu lugar é na escola e em atividades culturais, de esporte e de lazer. É preciso garantir saúde, educação e renda para que as famílias possam criar as nossas crianças e adolescentes”, complementou a vereadora Aladilce Souza.
Na abertura da sessão, foi exibido o vídeo “Meia Infância”, que mostrou o quanto o trabalho infantil afeta o desenvolvimento físico, psicológico e cultural das crianças: “as crianças e adolescentes estão assumindo vida de gente grande antes do tempo e estão sendo privadas das experiências próprias de suas idades, como estudar e brincar”.
Durante o evento, a atuação da Defensoria Pública, que conta com a Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi apresentada ao público presente. “A Defensoria Pública conta com ações efetivas de combate ao trabalho infantil e isso precisa estar sempre na pauta do dia. Vocês, crianças e adolescentes, precisam ser multiplicadores de tudo que está sendo abordado aqui. O tempo é de vocês! Façam valer a pena”, orientou a subcoordenadora da Especializada em Curadoria Especial, Mônica Aragão, que representou a Defensoria Pública no evento.