COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

22/09/2017 13:37 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

As Diretrizes para a Educação no Estado foi a principal pauta do evento

Apresentar as diretrizes para a educação do Estado da Bahia. Esse foi o objetivo da sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), gestores municipais, entre outras autoridades também compareceram. As diretrizes para a Educação Inclusiva no Estado servem para orientar a população sobre a educação inclusiva, e abrange o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação.

A Defensoria Pública se fez presente através da subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, explanou sobre o compromisso da DPE/BA com seus assistidos. “Não iremos nos afastar jamais a cumprir a vocação, de defender e garantir o acesso à justiça dos nossos assistidos. Temos mais de 10 anos na luta da defesa da pessoa com deficiência. A atuação em rede com outras instituições é fundamental. Através dela conseguimos muitas conquistas”, afirmou a defensora, que se emocionou ao falar dos desafios vividos pelas pessoas que possuem deficiência.

A Deputada Fabíola Mansur, idealizadora do evento e presidente da mesa, reafirmou a importância do papel que vem sendo exercido pela Defensoria Pública: “A Defensoria vem se tornando incansável em tantas lutas, seja ela da pessoa com deficiência, mulher e dos LGBTS. Estamos aqui para vencer várias barreiras, como acesso à educação e a saúde. Precisamos de instituições e movimentos sociais nessa luta. Afinal ela não é feita em um dia”.

Estiveram presentes, também, na sessão que ocorreu quinta-feira, 21, membros da Secretária de Educação; Associação Baiana dos Deficientes Físicos – ABADEF; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED e Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF.