COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de Workshop sobre localização de crianças e adolescentes desaparecidos
A Defensoria Pública da Bahia participa amanhã (30) do Workshop com atores estratégicos da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap), promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança. O objetivo do encontro é mobilizar e sensibilizar diversos atores sociais para o fenômeno do desaparecimento de pessoas em todo território nacional. O evento acontece no Golden Park Hotel, Pituba, das 8h30 às 18h.
A iniciativa visa apresentar as ações de enfrentamento e o conjunto de instrumentos legais e institucionais utilizados para a prevenção de novos casos de desaparecimento e articulação entre agentes, órgãos e entidades que atuam com o tema. Também colocar em debate as competências e responsabilidades de cada segmento de modo a fortalecer o uso e o funcionamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, como estratégia de ação frente aos desafios para esse problema.
A programação conta com palestras, dinâmicas e debates acerca do assunto e os principais temas discutidos serão: Entre declarações, convenções e pactos: breve histórico dos Direitos Humanos, Aplicação e Debate: com que instrumentos podemos contar?, Crianças e Adolescentes Desaparecidos: sujeitos de direitos. Qual é o nosso papel diante de tudo isso? e apresentação e uso do sistema "O cadastro de Pessoas Desaparecidas".
Representando a Defensoria, participarão do evento o coordenador executivo das especializadas Ricardo Carillo Sá, a subcoordenadora da especializada da defesa dos direitos da criança e do adolescente, Hélia Barbosa; e as defensoras públicas Mariana Salgado e Tatiane Chagas. Estão previstas também a presença de representantes da Polícia Civil, Rodoviária, Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.