COMUNICAÇÃO

Defensoria participa do 1º Encontro do ECA Para Todos

26/07/2017 18:13 | Por Elaine Lima (estagiária) - * Com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

Durante o evento, a DPE/BA marcou presença através do defensor Bruno Moura

 

Com apresentação de um grupo de poesias e demonstração do Estatuto da Criança e Adolescente, iniciou-se na tarde desta quarta feira, 26, no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, o 1º encontro do ECA Para Todos, que contou com a presença de membros da Defensoria Pública, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Projeto Axé, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e estudantes do Ensino Médio do colégio.

 

A participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA  na roda de conversa se deu através do defensor público Bruno Moura, da especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que explanou sobre “O Impacto da Redução da Maioridade Penal para as juventudes”. Em sua fala, o defensor público abordou a forma como a criança e o adolescente são tratados atualmente, e sobre os direitos que eles possuem na sociedade atual. “Temos o jovem que desde cedo não tem direito à saúde, educação, não possuem maiores benefícios”, ressaltou Moura.

 

Bruno Moura também confirmou a importância da DPE/BA em debates com a sociedade civil e a posição contrária da Defensoria em relação à redução da maioridade penal. De acordo com dados divulgados pela fundação ABRINQ, apresentados pelo defensor público,  40% das crianças entre 0 e 14 anos se encontram na faixa de pobreza, e os atos infracionários que essas crianças cometem estão relacionado a essa sociedade desigual.

 

Para Cristiane Santos, pedagoga e atuante do Creas no bairro do Garcia há 2 anos, o evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo e fortalecimento. “Trabalhamos com atividades socioeducativas como forma de prevenção de violação de direitos”, disse a pedagoga

 

LEIA MAIS: manifesto da Defensoria contra a redução da maioridade penal.