COMUNICAÇÃO
Defensoria participa do IV Encontro Mundial de Parkinson
A Defensoria Pública do Estado da Bahia, através da defensora Walmary Pimentel, coordenadora da Especializada do Direito das Pessoas Idosas, participará do IV Encontro Mundial de Parkinson. Promovido pela Associação Baiana de Parkinson e Alzheimer, - Abapaz, o evento será realizado no dia 11 de abril às 14h, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho.
Durante o evento, serão debatidos temas como: Violência doméstica aos portadores de Parkinson, Isolamento social, Falta de medicamento e Atendimento na rede pública. Para participar da mesa de debate do encontro, além da defensora Walmary, foram convidados a delegada Susy Brandão; a promotora Cleide Ramos; representantes da Secretaria de Saúde do Estado e a professora da UFBA, Maria Rosário, doutora em violência contra o idoso. O encontro terá como presidente o médico neurocirurgião e neuropediatra Ailton Melo, coordenador do Ambulatório de Neurociências do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da BaHia
Para a defensora Walmary Pimentel, a participação da Defensoria é de extrema importância neste debate. "A atenção à saúde e a qualidade de vida é um direito garantido pela Constituição Federal e a Defensoria atuará na defesa dos direitos do portador da síndrome. O trabalho em conjunto das instituições voltadas para a proteção dos direitos dessas pessoas também é fundamental", ressaltou a defensora. Informações para a inscrição através do site www.abapaz.org.br ou pelo telefone 3347-0143. Vagas limitadas.
Parkinson
A síndrome de Parkinson é uma doença neurodegenerativa caracterizada por tremor, hipocinesia, rigidez e instabilidade postural. A Síndrome de Parkinson é considerada idiopática, isto é, não possui causa definida, podendo acometer pessoas de todas as idades e sexos, mas com prevalência maior em pessoas acima dos 60 anos de idade.