COMUNICAÇÃO
Defensoria presente no VI Congresso Mundial de Mediação na Argentina
A área de mediação de conflitos teve o seu maior evento em Salta, na Argentina, na VI edição do Congresso Mundial de Mediação. O evento discutiu a importância da mediação para conter o excesso de processos judiciais em Fóruns e Tribunais de Justiça de todo o mundo e contou com a participação da defensora pública, Andréa Tourinho, que participou de cursos e discussões durante os cinco dias do Congresso.
Para a defensora, após a sanção da Lei 132, que delegou à Defensoria novas atribuições jurídicas, a participação da instituição no Congresso reforçou uma das mais importantes práticas do Direito, que é a mediação judicial. “Todos os tipos de mediação são práticas que a Defensoria tem prioridade como instituição pública. No Congresso divulguei o processo de Justiça Restaurativa, em especial o de mediação penal, e pude perceber o quanto os governantes dos Estados abraçam e entendem a causa, criando Centros de Mediaçção nas comunidades e desenvolvendo um papel importante a nível de políticas públicas”, afirmou Tourinho.
A defensora pública é uma das ministrantes da III Edição do Curso para facilitadores em Mediação Penal, Justiça Restaurativa, Direitos Humanos e prevenção da violência, no Juizado Especial Criminal, que terá início em novembro.