COMUNICAÇÃO

Defensoria prestigia lançamento de livro sobre 80 anos da OAB-BA

16/10/2012 16:43 | Por

Em evento comemorativo dos 80 anos da presença da Ordem dos Advogados na Bahia, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, defensora Sônia Santana, representou a defensora pública geral, Célia Padilha, no lançamento livro "OAB-Bahia: 80 anos de História", realizado na noite do último dia 10. Para a diretora da Escola, a obra escrita por Waldir Freitas Oliveira e Edilece Souza Couto, "é um registro de grande importância, pois a OAB-BA é uma instituição cuja atuação tem sido marcante na sociedade ao longo de sua existência".

De acordo com o presidente da OAB-BA, Saul Quadros, o livro que em suas 232 páginas faz referências a fatos sociais, políticos e econômicos ocorridos entre os anos de 1932 a 2012, "é a memória viva da entidade, desde a sua criação, numa reunião realizada neste mesmo local que escolhemos para celebrar o lançamento deste livro", declarou. Como representante dos defensores públicos, a defensora Sônia Santana integrou a mesa diretora do evento, juntamente com o Secretário de Relações Internacionais do Estado da Bahia, Fernando Schmidt; o historiador e membro do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), Joselito Barreto Abreu; o escritor do livro "Oitenta Anos de OAB na Bahia", Waldir Freitas de Oliveira e o presidente da entidade em comemoração.


Além de operadores do Direito em suas mais diversas áreas, o evento realizado no auditório do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, reuniu líderes de várias categorias profissionais que foram homenageados com o Título de Honra ao Mérito Ernesto de Sá.

O livro

Organizado após pesquisas em bibliotecas, arquivos públicos, periódicos antigos fotografias, pareceres, atas, pastas contendo ofícios variados, a obra de caráter histórico foi coordenada pelo historiador, jornalista e advogado Joselito Barreto Abreu e reconstrói vários períodos da existência da sociedade baiana sob o cenário da atuação da OAB-BA