COMUNICAÇÃO
Defensoria prestigia posse de novo secretário de Justiça
Continuidade e avanços. Assim marcou seu discurso de posse, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), empossado na última sexta-feira (28), Almiro Sena. Promotor afastado, na solenidade, Almiro falou de metas de ampliação de projetos e da parceria que estabelecerá com a sociedade civil, em especial com os movimentos sociais. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na sede da SJCDH, na Governadoria (CAB), e reuniu representantes de associações, sindicatos, do movimento negro, promotores e membros de religiões de matriz africana. A Defensoria Pública esteve representada pelos defensores, Gilmar Bittencourt, subcoordenador da Especializada de Direitos Humanos, Fabíola Pacheco, com atuação em Execuções Penais e a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira que compôs a mesa junto a autoridades.
"Vamos buscar a efetivação das políticas de direitos humanos, dando continuidade às ações dos antecessores, que fizeram um ótimo trabalho. Não vamos começar do zero. Vamos ampliar ou desenvolver projetos", afirmou. Para a defensora geral, Tereza Cristina, a nomeação de Almiro abre muitas portas. "Sua luta junto aos movimentos de proteção aos Direitos Humanos só nos possibilita a confiança de que teremos uma gestão comprometida com os cidadãos e cidadãs baianas que mais precisam de acesso à Justiça e à Cidadania, parcela da população que tem, na Defensoria Pública, sua ferramenta mais importante para tanto", frisou a defensora geral.
Histórico - Sena é promotor há 19 anos e se destacou por sua atuação na área criminal, principalmente em casos submetidos ao tribunal de júri. Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Bahia, recentemente concluiu o curso de Direito Comparado do Sistema Judicial dos Estados Unidos, na Universidade da Geórgia. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, integrou o Conselho Estadual de Direitos Humanos entre 2008 e 2009, representando o MP.
O ex-secretário Ivan Bessa, que permaneceu no cargo durante cinco meses, agradeceu aos colaboradores da SJCDH e destacou alguns projetos desenvolvidos pela secretaria.