COMUNICAÇÃO

Defensoria prevê cerca de 900 atendimentos durante “Semana do Idoso”, no Shopping Lapa

28/07/2011 17:20 | Por

"Saúde, atendimento e respeito, que a gente não tem" reclama D. Noemia Souza sobre alguns dos problemas que os idosos sofrem no cotidiano. Aos 83 anos de vida, ela foi conhecer o stand da Defensoria Pública montado em evento promovido pelo Shopping Lapa para comemorar a "Semana do Idoso". Esses foram os casos mais relatados durante o primeiro dia do evento que se estende até sábado, 30 de julho. A expectativa é de realizar, por dia, 150 atendimentos aos maiores de 60 anos.

A coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso, Walmary Pimentel, salienta a importância da presença da instituição no evento. "Levamos ao conhecimento das pessoas o atendimento jurídico prestado pela Defensoria, em especial à Especializada do Idosos, para que, em algum momento que elas necessitem de ajuda, venham nos procurar", afirma. "Vamos ao encontro do público alvo, que não é só das pessoas idosas, mas toda a sociedade. São pessoas que têm um parente, um vizinho ou um conhecido nessa fase da vida", complementa.

Ainda segundo a defensora, "o idoso tem seus direitos desrespeitados todos os dias, a exemplo dos assentos no transporte público, que são reservados a essas pessoas, onde os jovens sentam e não dão lugar para os devidos usuários", exemplifica. Além da distribuição das cartilhas institucionais, que trazem uma explicação simples sobre a atuação da Defensoria, a população tem acesso a orientações e esclarecimentos relacionados aos seus problemas.

O stand da Defensoria na "Semana do Idoso" funciona das 9h às 18h.