COMUNICAÇÃO

Defensoria promove mutirões de exames de DNA em Feira de Santana

23/05/2012 17:27 | Por

A unidade da Defensoria em Feira de Santana deu início no último dia 11 de maio, a uma série de mutirões para realização de exames de DNA gratuito. A primeira parada do projeto "Ação Cidadã - Sou Pai Responsável" aconteceu no bairro do Aviário. Até o mês de julho o mutirão ainda passará por outros dois locais da cidade: dia primeiro de junho, no bairro George Américo, e dia seis de julho o atendimento será feito no bairro Pedra do Descanso.

Segundo informações da subcoordenadora da 1ª Regional - Feira de Santana, Sandra Risério, cerca de 60 pessoas tiveram suas ações juizadas nesse encontro. Foram casos de investigação de paternidade, alimentos e guarda de menores. De acordo com ela, um levantamento com as escolas onde há o maior número de crianças e adolescentes sem o reconhecimento da paternidade foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria egional de Educação (Direc). "Direcionamos o primeiro mutirão para a Escola aulo VI, localizada no bairro do Aviário, onde foi detectada mais de 100 crianças sem o devido reconhecimento", pontua a subcoordenadora.

Para o êxito da próxima ação itinerante da instituição, no dia primeiro de junho, uma reunião com as mães dos alunos mapeados pelo evantamento está agendada para o dia 23 de maio. "O importante é conscientizar essas mães sobre a importância do reconhecimento da paternidade e fazer com que elas compareçam nos mutirões", afirma a defensora. A instituição também já realizou palestras sobre o tema em escolas da rede de nsino municipais e estaduais de Feira. Desde 2008, a Defensoria Pública promove o projeto "Ação Cidadã - Sou Pai Responsável" tanto na capital quanto no interior do Estado, já tendo realizado mais de quatro mil exames de DNA gratuitamente.