COMUNICAÇÃO
Defensoria promove palestra sobre direitos da pessoa idosa para grupo da terceira idade
O evento faz parte das comemorações do Dia do Idoso
Cidadania, inserção e espaço da pessoa idosa na sociedade foram alguns dos temas abordados na palestra Direitos da Pessoa Idosa promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa. O evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, foi direcionado ao público da terceira idade, com o objetivo de conscientizá-los acerca de seus direitos e deveres na sociedade. Promovido pela ONG Parque Social, a palestra faz parte das celebrações em alusão ao Dia do Idoso (1º de outubro).
Segundo a defensora pública Laise Leite, subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, é importante a presença da Defensoria nesses espaços no sentido de promover a educação em direitos. “É um público que tem a necessidade de ser ouvido e quer conhecer seus direitos e exigi-los, por isso a importância de compartilhar conhecimentos, experiências, tirar dúvidas”, ressaltou.
Durante e após a palestra a defensora pública Laise Leite tirou dúvidas em relação a questões de acesso gratuito aos transportes municipal e intermunicipal, prioridades em espaços públicos, planos de saúde, acesso à lazer e cultura como o direito a, no mínimo, de 50% de desconto em ingressos para shows, teatro, cinema que muitos idosos desconhecem. Houve também a distribuição da cartilha da pessoa idosa, publicação da Defensoria Pública.
Para a professora aposentada Neuza Murici, a falta de educação em direitos é a causa de muitos conflitos, especialmente no que se refere às pessoas idosas. “Muitas vezes a gente não tem referência de onde buscar ajuda, a palestra foi ótima porque nos esclareceu de várias coisas, e deveria ter em vários lugares para conscientizar o maior número de pessoas, a gente só dá valor para aquilo que a gente conhece”, ressaltou a aposentada.
Conselho Municipal do Idoso
A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, através da subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite e da subcoordenadora da Especializada da Curadoria Especial, Monica Aragão, participou do processo eleitoral para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal do Idoso, na manhã desta quinta-feira, 21, onde as instituições concorrentes apresentaram os projetos e atividades desenvolvidas voltados a pessoa idosa.