COMUNICAÇÃO

Defensoria promove seminário para a implantação do Núcleo de Psicologia Jurídica

21/09/2010 17:30 | Por

Será realizado na próxima quinta-feira (23), das 8h às 18h, um seminário para os estagiários de psicologia, promovido pelo Núcleo de Psicologia Jurídica (NPSIJ), com objetivo de treinar os estagiários que vão compor o NPSIJ da Defensoria Pública da Bahia. O evento também é voltado para os defensores e estudantes de outras áreas como serviço social, direito e pedagogia. A palestra de abertura contará com a participação da defensora geral, Tereza Cristina Ferreira e da diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Célia Padilha.

A implantação do NPSIJ foi possível por conta de uma parceria firmada entre a Defensoria com as Faculdades Ruy Barbosa e Jorge Amado, trazendo para a Defensoria atividades já praticadas nas instituições. Neste primeiro encontro serão apresentadas as comarcas e suas divisões, a importância da Defensoria quanto instituição essencial à justiça, a ideologia além de outras questões sociais e institucionais. Inicialmente, serão 50 estagiários do núcleo e, ao longo do desenvolvimento das atividades, outros serão agregados.

O NPSIJ vai ser coordenado pela pedagoga da Defensoria, Kátia Bastos, e por Calila Barbosa, coordenadora do núcleo de psicologia jurídica da Faculdade Ruy Barbosa. De acordo com Kátia Bastos, o projeto vai contribuir para um melhor atendimento dos assistidos, “o núcleo vai auxiliar no atendimento aos presos e seus familiares, dando todo suporte psicológico necessário. Inicialmente, faremos nas faculdades das capitais e, futuramente, no interior”, afirmou a pedagoga. Para a coordenadora do Núcleo de psicologia jurídica da Ruy Barbosa, a experiência desta parceria vai ser gratificante para a defensoria e principalmente para os alunos, “além de auxiliar os assistidos da Defensoria, os alunos só terão a ganhar. Será um rico aprendizado”, finaliza Calila Barbosa.