COMUNICAÇÃO
Defensoria propõe participação do TJ em projeto de conciliação e mediação de conflitos
A defensora geral, Tereza Cristina Ferreira, propôs na última sexta-feira (02), em reunião com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Sílvia Zarif, a participação do TJ em um projeto pioneiro, voltado à conciliação e mediação de conflitos, que a instituição implantará em março do próximo ano no terceiro andar do Instituto do Cacau, no Comércio. “Nossa intenção é evitar que muitos conflitos se transformem em litígio sem necessidade e, assim, colaborar para desafogar a pauta do Judiciário”, explicou Tereza Cristina. Segundo ela, a presença de um juiz atuando na Casa também seria importante para homologar os acordos e respaldar a efetividade de suas execuções.
Na reunião, Tereza Cristina sugeriu também um intercâmbio de informações entre a Ouvidoria da Defensoria Pública e a Ouvidoria Geral do TJ, com acesso mútuo aos respectivos bancos de dados. “Dessa forma, teríamos muito mais elementos para sanar as dúvidas dos assistidos que procurassem a nossa Ouvidoria e vice-versa”, observou.
A defensora geral destacou durante o encontro, a participação ativa da Defensoria no Mutirão Carcerário do TJ e nas Semanas Nacionais de Conciliação. “A Defensoria e o Tribunal têm interesses convergentes no sentido de levar a Justiça a todos os cidadãos. Daí a necessidade de fortalecer nossos laços por meio destas cooperações técnicas”, finalizou Tereza Cristina.