COMUNICAÇÃO

Defensoria proporciona visita ao Museu Náutico da Bahia para jovens em situação de vulnerabilidade

28/01/2020 13:42 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Na atividade eles tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do museu que é também um cartão postal da cidade de Salvador

Há um mês vivendo em instituição de acolhimento, Pedro*, 10 anos, realizou seu primeiro passeio externo na tarde desta segunda-feira, 27. Graças a uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia, ele foi uma entre 17 crianças e adolescentes da Casa das Pérolas que visitaram o Museu Náutico da Bahia, localizado no Farol da Barra.

Primeiro Farol das Américas, o cartão postal da capital baiana também guarda um rico acervo de itens ligados à navegação e expedições marítimas, sendo o único do gênero em todo estado. Fazendo um gesto de mímica com as mãos, Pedro* diz que a peça que mais gostou foi a luneta. “Com ela, dá pra ver de longe. Gostei também muito dos canhões”, diz em referência à velha artilharia que se situa no pátio da construção que foi originalmente concebida como Forte.

Já Paulo*, 12 anos, ficou impressionado com as maquetes de naus e caravelas que reproduziam os modelos das que foram utilizadas pelos portugueses quando das expedições que desembarcaram no país, e isso por um motivo lúdico. “Minha vontade era colocá-las na água para brincar”, disse.

Para a defensora pública e coordenadora da Especializada dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, a atividade cumpre com a missão da Defensoria de promoção de cidadania, reinserção e inclusão por meio da cultura.

“É um momento único de entretenimento, que tem o viés de ampliar a visão a visão de mundo destes jovens, tão carentes de oportunidades, para que sejam estimulados a considerarem um novo rumo as suas vidas quando retomarem sua convivência mais ampla com a sociedade”, destaca Gisele Aguiar.

Além dos jovens da casa de acolhimento Casa das Pérolas, outros 11 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas internados na Case Salvador e Case CIA, também participaram de uma segunda visita monitorada pelas dependências do Museu Náutico.

*nome fictício