COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública acompanha vistorias de casas em situação de risco na Soledade

31/08/2011 17:03 | Por

Uma vistoria realizada em duas casas com situação de risco na Rua Augusto Guimarães, bairro da Soledade, em trecho reconhecido como patrimônio da Bahia, próximo ao Centro Histórico de Salvador, foi acompanhada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia na tarde dessa segunda-feira (29). Moradores da encosta existente entre a Augusto Guimarães e o Vale do Queimadinho, comunidade que fica atrás dos prédios em questão e tinha seu acesso pelos mesmos antes de serem interditados, também presenciaram a vistoria.


A Defensoria foi convidada para acompanhar a construção da escada e da rampa que dão acesso aos moradores das comunidades vizinhas e constatar se as obras estavam dentro da legalidade. "A instituição esteve no local para garantir o direito à moradia a essas pessoas para que elas possam entrar em suas residências", disse o defensor público Gil Braga, sobre o fato da escada e rampa serem os únicos meios de acesso dos moradores.


De acordo com o defensor, a população local solicitou a presença da Defensoria também para que fosse cobrado um ponto de ônibus no local de acesso à comunidade, uma caixa coletora de lixo e que os Correios fossem entregar cartas por aquelas entradas, o que será feito posteriormente.


Participaram também da vistoria a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Habitação e Meio Ambiente (Sedham), Codesal, integrantes do Movimento dos Sem Teto da Bahia, ocupantes de imóveis em situação de risco, Ministério Público e Conder.