COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública adota medidas de prevenção à gripe suína (H1N1)

24/09/2009 23:19 | Por

Com o objetivo de garantir a saúde e a integridade de servidores, defensores e assistidos, a Defensoria Pública do Estado adotou diversas medidas para a prevenção da Gripe H1N1. A doença, de fácil propagação, já fez quatro vítimas no estado e outros dois casos, de duas mulheres grávidas, estão sob investigação.

Diante deste quadro, a primeira medida adotada foi o afastamento de funcionárias e defensoras gestantes das unidades de atendimento para evitar a exposição ao vírus Influenza A. Mulheres em período de gestação têm maior risco de complicações respiratórias por conta da doença. A determinação da Diretoria Geral é que funcionárias nessa situação sejam substituídas. Em virtude desta decisão, em Lauro de Freitas a Defensoria suspendeu o atendimento ao público durante uma semana, entre os dias 14 e 18 de setembro. Na ocasião, a suspensão se deu por conta de duas defensoras estarem grávidas e do terceiro da comarca estar participando de audiência em outro estado.

Outras medidas adotadas pela Diretoria Geral foram a instalação de recipientes de álcool gel 70% nas entradas de todas as unidades da Defensoria e o reforço na limpeza de maçanetas, elevadores e outras superfícies que facilitam a transmissão do vírus. As iniciativas correspondem às recomendações de especialistas que indicam a higienização das mãos como uma das mais eficazes formas de prevenção à gripe.

"A prevenção dos riscos é a melhor forma de combater a propagação do vírus. É importante que todos estejam atentos aos cuidados básicos de higiene para mantermos o ambiente de trabalho saudável", afirmou a defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira.