COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública ampliará atuação do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher

07/07/2010 21:56 | Por

Afastamento cautelar de agressor, ações de alimento e atendimentos de urgência. Essas foram as principais demandas levantadas pelas mulheres que buscaram o Núcleo Especializado na Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do Estado. Em funcionamento desde junho, o Núcleo contabiliza 70 atendimentos e já planeja novas ações para ampliar o acompanhamento às mulheres. Diagnosticar o perfil das mulheres que bsucam o serviço será uma das primeiras ações.

O Núcleo presta assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, em suas diversas formas. "São mulheres que sofrem há anos e começaram a denunciar os agressores, principalmente porque as agressões interferiam, diretamente, na auto-estima delas. O homem que constituiu família fora do lar, que obriga a mulher a contrair dívidas e que as ameaça, tudo isso mexe significativamente com a mulher e com suas reações e atitudes", explica a coordenadora do Núcleo, defensora pública, Firmiane Venâncio.

O levantamento do perfil das mulheres que procuram a Defensoria Pública irá ajudar a planejar ações preventivas no combate à violência. Entre as propostas para atuação, estão parcerias com a Superintendência do Trabalho e Emprego (Setre) e com a Defensoria Especializada em Execuções Penais, para viabilizar a realização de palestras sobre a discussão de gênero e cursos de capacitação às mulheres assistidas pelo Núcleo e da Penitenciária Feminina de Salvador.

"É um momento de divulgação do espaço, mas o número de atendimentos nos surpreendeu. Fazemos uma análise criteriosa, um trabalho intenso de conscientização com elas, o que acaba encorajando as mulheres a seguirem com as suas ações. Em quase todos os casos há uma fragilidade emocional e psicológica muito grande", ressaltou Firmiane Venâncio.

O Núcleo Especializado na Defesa da Mulher da Defensoria Pública é um serviço fruto de convênio com o Ministério da Justiça, através do PRONASCI e está situado na Rua Pedro Lessa, 123, Canela, em Salvador. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h.Mais informações no Disque Defensoria - 129.