COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública baiana contará com planejamento estratégico com visão de futuro
Pela 1ª vez, a partir de metodologia e software específicos, empresa especializada fará diagnóstico dos cenários e planejará ações estratégicas com a participação dos membros e da sociedade civil
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA passará a contar com assessoria em planejamento estratégico com visão de futuro para subsidiar as decisões da gestão ao longo dos próximos dez anos. Pela primeira vez, uma empresa com metodologia e software específicos será responsável por fazer diagnóstico dos cenários e planejar ações estratégicas com a participação dos membros e sociedade civil. O projeto de planejamento estratégico foi apresentado ao Conselho Superior da DPE – CSDP – nessa terça-feira, 6, durante a sessão extraordinária, e, em seguida, o contrato com a empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, responsável pela consultoria, foi assinado pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.
De acordo com o defensor-geral, o Planejamento Estratégico é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado e das técnicas modernas de gestão. "O objetivo é preparar a Instituição para um futuro próximo, organizar a Defensoria administrativamente e internamente, diminuindo a burocracia, sem desprezar os aspectos legais, preparando a Instituição para o assistido, desenvolvendo uma rotina de ação institucional", destacou Clériston de Macêdo.
O diretor-presidente da empresa Brainstorming, Raul Grumbach, destaca que a metodologia e o software utilizados para o planejamento estratégico permitem a participação de todos os membros e servidores da DPE. "Não será um plano estratégico fruto apenas da atual administração, será de todos os participantes da Defensoria. Ao mesmo tempo terá uma legitimidade externa porque em determinado momento da metodologia vamos fazer uma pesquisa junto à sociedade através da internet", explicou.
O defensor público representante da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA no CSDP, Gilmar Bittencourt, ponderou que "o momento é muito positivo, a ADEP certamente será parceira deste projeto, trabalhando para que os defensores associados participem, levando em consideração também que sejam criadas ferramentas de acompanhamento e que este planejamento possibilite os avanços necessários para a Instituição, inclusive com o concurso não só de defensores, mas de servidores também".
Já a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, analisou que o Planejamento Estratégico é "uma iniciativa extremamente acertada do DPG. Acho que a Instituição deve ter um plano de Estado que vai para além das vontades de uma gestão, as instituições devem ser pensadas em longo prazo, para que elas possam perceber não só as suas dificuldades mas também as suas fortalezas", disse ela ao salientar a importância da participação popular na construção desse planejamento. A Ouvidoria Geral da DPE/BA é o órgão da Administração Superior responsável pela interlocução com a sociedade civil.
PRÓXIMOS PASSOS
Na manhã dessa quinta-feira, 08, o representante da Brainstorming, Joe Weider da Silva, apresentou o software aos coordenadores administrativos e servidores da DPE/BA. De acordo com Joe, o processo de planejamento estratégico, já utilizado por outros órgãos e instituições baianas, segue a metodologia Grumbach, na qual é alinhado o processo estruturado de avaliação interna e externa da instituição assessorada aos seus diversos aspectos e desdobramentos. "É um processo 100% interativo, onde todos podem participar. Ao final do projeto teremos a conclusão com todos objetivos, iniciativas e estratégias que deverão ser executadas para que as metas sejam alcançadas", afirmou Joe, salientando que os próximos passos também incluem a participação popular dos cidadãos baianos.