COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública baiana participa de debate sobre papel da mulher advogada no Judiciário
Em formato de diálogo, a atividade foi promovida pelo grupo Mulheres em Movimento na Advocacia Baiana (Memab), com o apoio do Instituto dos Advogados da Bahia IAB
A defensora pública do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública – Nudem, Roberta Braga, representou a Defensoria Pública do Estado da Bahia na roda de conversas "O papel da mulher advogada no Judiciário baiano: avanços e desafios", realizada em comemoração ao mês de março, pela passagem do Dia da Mulher, no Instituto Feminino. Durante a atividade, Roberta Braga destacou avanços na conquista de direitos femininos. "Hoje, com a constituição cidadã, temos que, por lei, toda pessoa é sujeita de direitos, e homens e mulheres são iguais perante a lei. Mas, claro, ainda precisamos evoluir muito nas questões de gênero. Daí a importância de a mulher exercer uma profissão, ocupar cargos políticos", pontuou.
Ainda de acordo com a defensora pública, as mulheres que advogam, assim como as defensoras públicas, promotoras, juízas, delegadas, etc, enfrentam desafios cotidianos em razão de ser mulher. Para ela, a conquista de direitos civis no plano legislativo não garante uma mudança cultural. "Daí a importância de instituições do sistema de Justiça estimularem a participação de mulheres em seus quadros", destacou a representa do Nudem.
Para a presidente do Memab, Silvia Cerqueira, o encontro representou uma aproximação para troca de experiência e auxílio mútuo entre as instituições que operam com o Direito.
Também participaram das discussões lideranças femininas representantes do Tribunal Regional do Trabalho, Procuradoria Geral do Estado e Fórum de Mulheres Negras. O professor Carlos Rátis, presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), também esteve presente.