COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública celebra Dia do Servidor Público com evento direcionado para saúde mental no trabalho

27/10/2017 22:02 | Por Alessandra Lori e Elaine Lima - Estagiárias *Com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

O projeto Feriado Pessoal partiu de um levantamento quantitativo que começou em 2015, onde se verificou os índices e razões de afastamento de servidores baseado nos atestados médicos.

As comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público, celebrado dia 28 de outubro, foram antecipadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, nesta sexta-feira, 27. Em um  evento planejado para acontecer durante todo o dia, o Serviço Social da Coordenação de Administração de Pessoal, com o apoio da Escola Superior da Defensoria – Esdep, desenvolveu uma programação baseada na temática da saúde física e mental dos trabalhadores. “Feriado Pessoal”, nome dado à atividade, aconteceu na sede da Esdep, no Canela.

Foram oferecidas oficinas sobre saúde bucal, pintura, alongamento, yoga, reiki, serviços de massoterapia, autoimagem, cortes de cabelo, medição de glicemia e pressão arterial, rodas de conversa sobre saúde mental no ambiente de trabalho, assédio moral e racismo e saúde mental, além da exibição do documentário “Para Além dos seios”, do cineasta Adriano Soares e a palestra do mastologista Lucas Ramos.  

Para a realização do evento, a Defensoria contou com parceiros como Odontosystem, Vitalmed, Instituto de Olhos Freitas, Instituto Embeleze, professores de Yoga e Reiki, membros da secretaria de Saúde do Estado além dos servidores da instituição.   

Segundo a diretora da ESDEP, Firmiane Venâncio, a Defensoria Pública como instituição que acolhe as dores alheias deve atentar para a saúde de seus servidores. “O desgaste emocional é inevitável, trabalhar diretamente com o nosso público requer doação, dedicação, carinho e serenidade, diante disso, surgiu a ideia de construir um projeto direcionado para a saúde dos servidores, surgindo então o Feriado Pessoal, que é um momento de aproximação, integração através de atividades lúdicas e educativas sobre a temática da qualidade da saúde mental”.

Firmiane destacou que comemorar o dia do servidor desta forma é também um momento de reflexão para o cuidado que se tem que ter com a qualidade do trabalho prestado. “O bem-estar dos nossos servidores reflete no trabalho prestado, pois quanto mais a gente se cuidar, melhor é a qualidade do serviço que a gente presta para o cidadão”, concluiu a defensora pública.

Segundo a assistente social da DPE/BA, Sheyla Paranaguá, o projeto Feriado Pessoal partiu de um levantamento quantitativo que começou em 2015, onde se verificou os índices e razões de afastamento de servidores baseado nos atestados médicos. “Temos percebido que há uma prevalência de tratamento, inclusive com índices de doenças crônicas, como câncer e até processos de saúde mental bastante agravados pela questão da não prevenção. Esse evento serve principalmente para chamar a atenção para essa questão”, alertou a assistente social.

A servidora Zeneide Maria aproveitou para alertar as servidoras sobre o cuidado com o corpo, além de ressaltar a importância de se cuidar. Contou um pouco do medo que sofreu ao achar que tinha um câncer de mama. “Depois de ser muito cobrada pelos amigos, acabei indo ao médico ainda com resistência e descobri que estava com algo no meu seio direito. Por mais que o médico afirmasse que não era câncer, eu fiquei muito apreensiva”, afirmou a coordenadora de Administração de Pessoal da DPE/BA.

Já a servidora Daise Santos, que atua na Escola Superior da Defensoria, só fez elogios ao evento e afirmou que o evento foi muito importante para o trabalhador, não só fisicamente, mas também interiormente.