COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia dialoga sobre Carnaval com a Prefeitura de Salvador

08/02/2017 18:19 | Por Rachel Koerich - DRT 4820/BA (texto e foto)
Ações e propostas foram apresentadas ao vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA visitou a sede da Prefeitura de Salvador para reforçar a parceria já existente com o órgão e apresentar propostas e ideias inovadoras que ampliam o leque de serviços oferecidos pela instituição durante o Carnaval. Reuniram-se, na ocasião, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, a diretora da Escola Superior da Defensoria e coordenadora do Plantão do Carnaval da DPE/BA, Firmiane Venâncio, e a defensora pública Cristina Ulm.

Entre os assuntos tratados, estavam a circulação da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública e a sua instalação em pontos estratégicos, durante o Carnaval, como a rua Adhemar de Barros, a Praça da Sé, Cajazeiras e Itapuã. Além disso, discutiu-se a possibilidade de construção de um calendário de utilização da Unidade Móvel ao longo do ano de 2017, e a elaboração de uma agenda conjunta entre a Prefeitura e a Defensoria no que diz respeito à prestação de serviços à população.

Sobre a reunião, o vice-prefeito, Bruno Reis, mostrou-se bastante entusiasmado: “Esse trabalho de parceria com a Defensoria Pública só vem crescendo. Ano passado a parceria foi intensa, com ações conjuntas e diversas rondas para impedir, por exemplo, que crianças permanecessem em situação de vulnerabilidade. Agora, com as inovações que a Defensoria traz, permite que o nosso trabalho e o da instituição seja realizado de forma ainda melhor, o que contribui para fazer do Carnaval uma festa cada vez mais segura e com menos violação dos direitos das pessoas que nela estão”.

Para o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, o encontro foi bastante importante e proveitoso para reforçar, cada vez mais, a parceria entre a Defensoria e a Prefeitura em relação ao Carnaval: “este é um período em que a Defensoria não pode parar, um período em que a população continua necessitando dos nossos serviços. O que temos feito é aumentar, ao longo dos anos, o número de atendimentos prestados à população e alcance da Defensoria”. De acordo com o subdefensor-geral, é fundamental o diálogo prévio com as instituições para consecução dos objetivos, obtenção de alvarás necessários e expansão dos serviços prestados.

A diretora da Escola Superior da Defensoria, Firmiane Venâncio, também avaliou a reunião como muito produtiva: “a Defensoria atua no Carnaval de Salvador há 10 anos e tem sempre procurado se articular com Município e Estado no sentido de prestar um serviço de qualidade à população durante os festejos momescos”. Para a defensora, a visita teve como objetivo ampliar o leque de serviços que a Defensoria presta durante o carnaval e trazer iniciativas inovadoras, que, de acordo com ela, foram bem acolhidas pelo vice-prefeito. “Esperamos ampliar o número de atendimentos do ano passado e também ganhar maior visibilidade com as iniciativas que vão ser apresentadas de forma inédita no carnaval desse ano”, completou a defensora.