COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia inicia Semana de Defesa do Consumidor

14/03/2016 19:39 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)
Programação inclui palestras e distribuição de material informativo

Com a palestra Educação Financeira: planejamento e controle das finanças pessoais e familiares, ministrada pelo professor Antônio Oliveira de Carvalho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia deu início nesta segunda-feira, 14, ao ciclo de ações planejadas em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, que é celebrado no dia 15 de março.

Subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga explicou que a finalidade em promover uma Semana dedicada ao consumidor vai além de apenas festejar a data: "Uma das missões da Defensoria Pública é a orientação jurídica ao cidadão e essa atividade tem como um dos objetivos, além de marcar a Semana do Consumidor, realizar a promoção e educação jurídica dos direitos".

Planejamento, controle e consumo formaram o tripé da palestra inaugural da Semana do Consumidor promovida pela DPE/BA. "As empresas quebram pelo mesmo motivo que as pessoas se endividam, a falta de planejamento. O endividamento só gera sofrimento, sacrifícios familiares e problemas que deixam as pessoas atormentadas. Cuide para que suas despesas não fiquem além de sua renda", aconselhou o professor Antônio Oliveira.

De acordo com Oliveira, as pessoas são frequentemente impulsionadas a consumir algo que não precisam e como consequência gastam mais do que podem, faltando dinheiro para o que realmente é necessário. O consumo exacerbado tornou-se o principal fator do acúmulo de dívidas.

A aposentada Jaciara Santana, 68 anos, revelou que boa parte dos seus gastos mensais são com medicamentos e o que sobra vai para alimentação, aluguel e outras contas do lar. Ela garante que analisa quais são as prioridades para não se endividar e faltar dinheiro para despesas essenciais.

O mesmo não acontece com o motoboy Adailton Sousa, 47 anos, que possui empréstimos realizados em bancos para quitar dívidas do cartão de crédito dele e da esposa. "Sei o que é dormir pensando em como quitar uma dívida que vai vencer no dia seguinte e você não tem saída. Os juros vão subindo e vai criando uma bola de neve. Me arrependo de ter comprado mais do que podia", disse ele.

Nos dias 16, 17 e 18 mais palestras acontecerão na Casa de Acesso à Justiça I, localizada no Jardim Baiano com o objetivo de estimular o consumo sustentável e a conscientização sobre os interesses do consumidor. O público participante ainda tem a oportunidade de esclarecer dúvidas com os palestrantes ao final de cada apresentação.

Programação

16 de março
Palestra da Defensora Pública Elaina Borges de Sousa Rosas. Tema: Cidadania e endividamento: acesso a Justiça e solução adequada dos conflitos em tempos de crise.

17 de março
Palestra do Professor Adailton Conceição de Souza. Tema: A dimensão subjetiva na relação com o consumo.

18 de março
Palestra da Defensora Pública Eliana de Souza Batista Cavalcante Reis. Tema: Cidadania e endividamento: acesso a Justiça e solução adequada dos conflitos em tempos de crise.