COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública da Bahia marca presença na tradicional Lavagem do Bonfim
Um culto ecumênico abriu as celebrações no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, reunindo autoridades políticas e representantes de instituições, entre elas a Defensoria Pública da Bahia. Ao lado do governador Jaques Wagner e do prefeito ACM Neto, a defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, integrou o grupo que deu início à celebração. Uma queima de fogos abriu o cortejo. Vestidos de branco, milhares de baianos e turistas começaram a caminhada de oito quilômetros até a colina sagrada.
"A Defensoria não poderia ficar de fora dessa festa popular tão importante e plural. Além de nos aproximarmos do nosso público, aproveitamos esse momento para lembrar a importância do trabalho feito pela Instituição, que garante o acesso a justiça àqueles que não podem pagar. Ressaltamos também a nossa luta em defesa da liberdade religiosa, brilhantemente empreendida pela área de Direitos Humanos", destacou a defensora geral, o tempo todo à frente do grupo.
Este ano, defensores, servidores e colaboradores da DPE levaram uma faixa com o tema "Defensoria Pública em defesa da liberdade religiosa", ressaltando a importância do respeito e do cumprimento de direitos garantidos a todas as religiões. O tema faz menção ao trabalho desenvolvido pela Especializada de Direitos Humanos, que tem à frente a subcoordenadora Bethânia Ferreira, e vem lutando pela regularização fundiária e imunidade tributária dos terreiros.
"Promover a defesa da liberdade de crença, culto e de organização religiosa e combater a intolerância religiosa é o que marca o início da luta por direitos iguais para todas as religiões. A Defensoria Pública ao defender a liberdade religiosa objetiva garantir a liberdade de crença, culto, autodeterminação e organização, liberdades que se coadunam com o espírito de respeito entre as religiões presente na Lavagem do Senhor do Bonfim", explicou a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Bethânia Ferreira.
Durante o percurso, do Comércio ao Bonfim, várias pessoas apoiaram e aplaudiram a causa escolhida pela Defensoria, se juntando ao grupo. "Nos colocamos à disposição para apoiar esse trabalho que vem sendo feito pela Defensoria, é uma causa muito importante para todos nós", destacou o líder comunitário do Bairro da Paz, Sidney Argolo.
Ao final do trajeto, dezenas de baianas lavaram as escadarias da igreja e abençoaram os fiéis que conseguiram completar a caminhada. A Lavagem do Senhor do Bonfim é considerada a maior festa religiosa da Bahia e uma das principais manifestações culturais do país.