COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública da Bahia participa de homenagem a Mãe Stella de Oxóssi
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta manhã, 14, da homenagem realizada no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia a Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá e membro da Academia de Letras da Bahia, que recebeu a Comenda Dois de Julho. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual, Marcelino Galo (PT). O defensor público Raul Palmeira esteve no evento representando o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.
Palmeira ressaltou a importância de uma homenagem como esta, em um auditório customizado com as referências do Candomblé, além do papel social que a Defensoria Pública exerce como Instituição. "A importância deste ato, hoje, numa Bahia afro, num auditório caracterizado de terreiro de candomblé, com folhas no chão, com a presença de babalorixás, entre outras entidades, contribui com o crescimento da mentalidade do povo e das autoridades. Além disso, a Defensoria, como poder social, não pode se afastar de movimentos sociais e culturais como este. É uma condição obrigatória", declarou o defensor.
Mãe Stella de Oxóssi tem 90 anos, é colunista do jornal A Tarde, ocupa a cadeira de número 33 na Academia de Letras, que tem como patrono Castro Alves. Ela assumiu a vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro. Mãe Stella é autora de livros como "Meu tempo é agora", "Òsósi – O Caçador de Alegrias" e "Epé Laiyé- terra viva". Em 2009 recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa homenageia pessoas que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.