COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública da Bahia participa de posse da nova diretoria da ADEP
Em seu discurso de boas vindas aos novos integrantes que estarão à frente da Associação no biênio 2014/2016, Vitória Beltrão desejou sucesso à defensora pública Ariana de Souza Silva Wanderley, eleita presidente da entidade. "Desejo sucesso no desafio de fazer a Adep uma entidade cada vez mais representativa dos defensores públicos da Bahia e torná-la força auxiliar na luta pela afirmação social da DPE, conclamando a sua nova diretoria à união em torno dos bons propósitos, aprendendo a conviver com as diferenças e o contraditório", destacou.
Ainda segundo a defensora pública geral, "onde há boa fé e idealismo haverá sempre a possibilidade de encontro e diálogo em torno do essencial. E o essencial para nós, hoje, é a luta pela afirmação e efetivação da autonomia e respeitabilidade da Defensoria Pública da Bahia", acrescentou.
POSSE
Ao transmitir a presidência à nova diretoria, Soraia Ramos destacou a mobilização dos defensores públicos como ponto central do período em que esteve à frente da Adep, "procurando lutar pelo fortalecimento profissional e institucional". A defensora agradeceu ainda aos colegas defensores públicos pela ajuda recebida durante sua gestão e destacou o trabalho de articulação com os diversos órgãos, instituições e autoridades do Estado, entre eles, o governador Jaques Wagner.
Eleita pela chapa única Unidos podemos mais - valorização da carreira já!, com 149 votos válidos, a presidente empossada, Ariana Wanderley, aproveitou o discurso para criticar o atual sistema de Justiça, considerado por ela "obsoleto", e destacou o valor do defensor público, cujo trabalho e função social são cada vez mais imprescindíveis para a consolidação da democracia. A representante da Adep apontou ainda a ação da Associação como um comportamento essencial na luta pela renovação da Justiça na Bahia, assim como todas as entidades de classe pelo Brasil afora.
A nova diretoria da Associação é formada pelos defensores públicos: Ariana de Souza Silva Wanderley (presidente), Gilmar Bitencourt Santos Silva (vice-presidente), Daniela Maria Marques Azevedo (diretora secretária), Marcos Vinicius Lopes Almeida (diretor tesoureiro), Fabíola Margherita Pacheco de Menezes (diretora social-esportiva cultural), Janaína Canário Carvalho Ferreira (membro do Conselho Superior), Josefina Marques de Matos Moreira (membro do Conselho Superior), Paula Pereira Losado de Melo (membro do Conselho Superior), Xênia Mercedes Leite Araújo (membro do Conselho Superior), Ricardo Cláudio Carillo Sá (membro do Conselho Fiscal), José Correia de Aguiar Neto (membro do Conselho Fiscal), Rodrigo Assis Alves (membro do Conselho Fiscal), Vinícius Ribeiro Freire (suplente), Camila Maria Góes de Sousa (suplente) e Maria Betânia Ribeiro Ferreira (suplente).
PRÊMIO DE JORNALISMO E ACESSO À JUSTIÇA
O primeiro momento da solenidade foi marcado pela entrega do prêmio Jornalismo e Acesso à Justiça Ivan Lemos de Carvalho. A iniciativa da Adep, que visa valorizar o papel da imprensa na democracia e a contribuição da Defensoria no acesso da população pobre aos serviços públicos essenciais, escolheu duas reportagens na categoria "Rádio" e uma na categoria "TV" para a premiação.
Os ganhadores foram: Igor Dantas Silva, da rádio CBN, com o trabalho: "Brasil teoricamente democrático", Priscila Mendes Dias, com o trabalho: "Judicialização na Saúde - conflitos e soluções", da rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Andreia Silva e Claudia Bonatte, da TV Bahia, pela série "Defensoria Pública". A coordenação da premiação, que contou com a participação da Associação Baiana de Imprensa - ABI decidiu conceder menção honrosa para o trabalho "Homenagem à defensora pública Tereza Cristina", de Antônio Henrique Peixoto de Almeida, veiculado no You Tube.
Integraram ainda a mesa de cerimônia de posse da nova direção da Adep, a presidente eleita, Ariana Wanderley, a ex-presidente da Associação, Soraia Ramos, a ouvidora geral da DPE, Tânia Palma, o procurador geral do Estado, Rui Moraes - representando o governador Jaques Wagner, a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marjorie Moura e o presidente da Associação do MP da Bahia, Alexandre Soares Cruz.