COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia participa de reunião do Comitê de Estudo da Mortalidade Materna

02/06/2015 17:01 | Por CAMILA MOREIRA 3776/BA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi uma das instituições convidadas a participar da reunião do Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna, ocorrida nesta segunda-feira, 1º, na Associação Baiana de Medicina. Representando a DPE, a coordenadora do Grupo de Trabalho – GT para análise das demandas individuais e coletivas em tutela à saúde, defensora pública Paula Almeida, esteve presente no encontro.

As reuniões realizadas mensalmente pelo comitê têm o objetivo de analisar dados e recomendações da Câmara Técnica estadual ligados à saúde da mulher e ao óbito materno nos hospitais do Sistema Único de Saúde – SUS. As análises são importantes para a elaboração de políticas e campanhas que visem a melhoria do atendimento nas maternidades e hospitais baianos e a redução do número de mortes maternas.

Segundo levantamento feito em 2014 pela Fundação Abrinq, a Bahia apresenta a 6ª pior taxa de mortalidade materna do país – com 69,29 óbitos maternos para cada 100.000 nascidos vivos. No quesito pré-natal, o Estado possui o 8º pior índice – 55,93% das gestantes realizaram menos de sete consultas durante a gravidez, número mínimo garantido por lei a toda mulher. Salvador ocupa ainda o 9º lugar entre as capitais – 52,47% das gestantes do município realizaram menos de sete consultas.

O Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna é composto por membros do executivo estadual, municipal, comunidade científica e instituições ligadas à área de saúde.