COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia promove palestra sobre saúde do idoso

01/06/2016 19:38 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)
Ciclo de palestras irão até sexta-feira, 3, na Casa de Acesso à Justiça I

O serviço prestado pelo Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso – CREASI foi tema de palestra nesta quarta-feira, 1, na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A iniciativa faz parte da programação da semana de combate à violência contra a pessoa idosa promovida pela Instituição. A enfermeira do Centro, Rosângela Oliveira, foi a responsável por ministrar a atividade.

"Por que falar de saúde na Defensoria Pública? Pensamos em falar neste tema porque a Defensoria é um órgão de garantia de direitos e a saúde é um direito essencial. Ou seja, não podemos abrir dele. Também sabemos que existe uma certa dificuldade de acesso aos serviços de saúde a pessoa idosa seja por desconhecimento ou problemas na Rede", destacou a assistente social, atuante na Especializada do Idoso, Raissa Aquino.

"O envelhecimento é inevitável e a perspectiva de vida aumentou nos últimos anos. A passagem dos anos não implica em incapacidade. É preciso, portanto derrubar o mito que o idoso não é capaz de realizar suas atividades", disse a enfermeira Rosângela Batista. Durante a explanação ela ainda apresentou sobre o trabalho desenvolvido, demandas mais expressivas, saúde mental e convivência intrafamiliar.

O CREASI oferece à comunidade um serviço especializado na saúde do idoso frágil e promove a interlocução com outras instituições a fim de fortalecer o debate sobre as ações setoriais. A entidade tem como missão atender ao idoso que necessite de atenção especializada na área de geriatria ou gerontologia, por uma equipe interdisciplinar, com vistas à manutenção ou recuperação da sua saúde física, mental e funcional.

A aposentada Railda da Silva, 68 anos, enalteceu a iniciativa da Defensoria Pública da Bahia: "Não tinha conhecimento que era possível ter acesso a medicamentos pela farmácia do CREASI. Faço uso contínuo e é uma despesa que pesa no final do mês. Agora que sei dessa alternativa, vou ter um pouco de alívio nos gastos".

Um alerta também foi feito relacionado à violência cometida contra o idoso. Para a psicóloga da DPE/BA, Marina Matos, o papel de todo cidadão é denunciar qualquer tipo de violência. "Enquanto Defensoria ou enquanto sociedade, é papel de todos denunciar qualquer tipo de violência", advertiu ela. Amanhã, 2, a convidada será a enfermeira Marta Maria Fragozo e a assistente social Maria Aparecida Miranda das Obras Sociais Irmã Dulce. A programação prosseguirá com palestras até a sexta-feira.