COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública discute sobre direitos humanos e intolerância política na UFBA

24/10/2018 11:00 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

A DPE/BA lançou na última semana o Observatório de Intolerância Política na Bahia

Com o tema Direitos Humanos, intolerâncias e futuro do Brasil o debate realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A atividade é parte integrante da disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas, que recebe alunos de todos os cursos de graduação para discutir temas atuais que contribuam com uma formação mais ampla dos futuros profissionais diplomados pela Universidade.

“Há quatro anos não tínhamos esse acirramento com o ódio imperando. Nas últimas eleições o país ficou dividido, mas ainda assim era uma disputa ideológica. Nem as instituições nem os movimentos sociais estavam preparados para o que estamos assistindo agora. A Defensoria Pública lançou o Observatório de Intolerância Política para recolher essas informações e a partir daí construir um pensamento a respeito. Nos dias atuais o sinônimo de poder politico é medo, é horror, é o vale-tudo. Quem não está com medo, não está entendendo o que está acontecendo”, disse a subcoordenadora da Especializada da Curadoria Especial, Mônica Aragão, que representou a DPE/BA no debate.

Em formulário disponível no site da DPE/BA (clique AQUI), as pessoas ou coletividades vítimas, em qualquer município baiano Bahia, de atos de violência por intolerância política poderão fazer as suas denúncias até 31 de outubro. A iniciativa da Defensoria do Estado e da União na Bahia segue a mesma proposta que instituições em outros Estados estão oferecendo aos eleitores, a exemplo do Maranhão, onde a DPE e DPU disponibilizaram observatório similar.

A professora da Universidade Estadual de Feira de Santana do Estado da Bahia – UEFS, Marília Lomanto Veloso, ressaltou a necessidade do estudo de áreas como a Psicologia para tentar entender o fenômeno da intolerância política. Para ela, o Direito apenas já não dá conta de entender os atuais conflitos. Também participaram do evento o pesquisador Waldemar Oliveira e o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha. Este foi o último debate da disciplina Polêmicas Contemporâneas antecedendo as eleições presidenciais, realizado na segunda-feira, 22.