COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública do Estado promove palestra em entidade de assistência social

11/07/2018 12:57 | Por Leonardo Santos (estagiário), com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

As idosas participaram ativamente da palestra e ainda solicitaram a volta da Defensoria com novas palestras

Em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV) a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou na manhã desta quarta, 11, uma palestra para 35 idosas que participam do programa socioassistencial da LBV.

Ministrada pela subcoordenadora da Especializada do Idoso, Laise de Carvalho Leite, a palestra teve como pauta principal os direitos de acordo com o Estatuto do Idoso. Foram abordados assuntos referentes aos direitos fundamentais, tais como prioridade para os idosos, direito aos transportes municipais, intermunicipais e interestaduais, assentos preferenciais, vagas exclusivas e direito ao trabalho.

Foi abordado também a questão do combate à violência contra eles, informando e orientando quais os tipos de agressão e a quem se deve recorrer. Foi colocado em pauta também a atuação da Defensoria com a  Especializada do idoso e distribuídas cartilhas educativas para que os assistidos fiquem informados  sobre seus direitos.

“As idosas mostraram-se bastante participativas e demonstraram interesse sobre as mais diversas áreas do direito, especialmente quanto ao direito sucessório e direito real. Infelizmente, mesmo sem perceber, elas são vítimas de violência patrimonial, pois sentem-se na ‘obrigação’ de doar imóvel para determinado filho, o que gera conflito com os demais”, ressaltou Laise de Carvalho.

Ela falou também sobre a importância desse tipo de evento, pois promove a educação em direitos e o público alvo faz questão de disseminar a informação. Várias idosas solicitaram a cartilha para entregar a amigas, vizinhas e familiares, que não puderam participar do evento.

Para dona Marizalva Monteiro da Paixão, de 79 anos, a palestra foi bastante importante, já que serviu para inteirar os assistidos a respeito de muito direitos que eles sequer sabiam que existiam. “Com a palestra, ficou claro para mim algumas coisas que eu pensava de outra forma, pois as informações que nos passam na rua são diferentes. A Defensoria deveria vir mais vezes falar de outros assuntos também”, disse a dona de casa. Ela ainda manifesta orgulho em participar da Legião, relatando o ótimo tratamento da equipe da LBV.

Em Salvador, a Legião da Boa Vontade atua em favor de crianças, jovens e adultos de famílias de baixa renda da capital baiana e mantém dois Centros Comunitários de Assistência Social, um na Ribeira e outro em Brotas, denominado como unidade Bonocô. Ao todo, são 85 comunidades impactadas com projetos e programas voltados a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e de risco social e/ou pessoal.