COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública é condecorada com medalha do TJBA na comemoração de 410 anos do Tribunal

14/03/2019 22:19 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922 / Fotos: Lucas Fernandes e Sandra Travassos

Na ocasião a instituição de acesso à justiça esteve representada pelo defensor-geral, Rafson Ximenes, e pelo defensor público Clériston de Macêdo

Durante a abertura do 116° Encontro do Conselho dos Tribunais, na solenidade comemorativa dos 410 anos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA, a Defensoria estadual foi condecorada com a medalha de honra ao mérito, nas pessoas do defensor público geral Rafson Saraiva Ximenes e do ex-gestor da instituição nos biênios 2015-2019, Clériston Cavalcante de Macêdo.

O evento – que contou com os presidentes de todos os Tribunais do país – aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré. As medalhas também foram concedidas a magistrados, membros do ministério público e autoridades dos poderes públicos municipal, estadual e federal. O subdefensor-geral do Estado, Pedro Casali Bahia e a defensora pública e assessora do gabinete da Defensoria Geral, Cynara Fernandes, também prestigiaram a cerimônia.

“O Tribunal de Justiça presta um trabalho extremamente relevante para a sociedade baiana, um trabalho que precisa da Defensoria e a Defensoria precisa dele, porque não existe democracia sem justiça e não existe justiça sem que a população tenha acesso a ela. É uma honra pra mim enquanto representação da Defensoria receber essa honra”, avaliou o defensor-geral, Rafson Ximenes, acrescentando que a DPE/BA foi a única instituição a ter dois homenageados.

“Essa medalha que recebemos hoje é mais um reconhecimento do fortalecimento da Defensoria Pública nesses últimos anos, reconhecida não somente por poderes públicos e diversas entidades estatais, mas, inclusive, pela sociedade civil”, ponderou o defensor público Clériston de Macêdo.

Na ocasião o presidente do TJBA, desembargador Gesivaldo Brito, fez um breve resgate histórico dos mais de 400 anos do Tribunal – o mais antigo das Américas – e ressaltou a importância e o protagonismos da Bahia na consolidação do Poder Judiciário e da justiça no país.