COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública e DPT promoverão workshop para defensores sobre perícia

08/07/2015 18:16 | Por CAMILA MOREIRA 3776/BA

Defensores públicos baianos terão a oportunidade de, pela primeira vez, participarem de workshop sobre perícia, promovido em parceria pela Defensoria Pública e Departamento de Polícia Técnica da Bahia. O evento foi confirmado nesta terça-feira, 07, em resposta a pleito apresentado pelo defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, ao diretor do DPT baiano, Elson Jefferson Neves da Silva, em maio passado. A formalização na sede da Defensoria, com a presença também do chefe de gabinete e perito criminal Alexsandro Fiscina e o diretor do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Mário Câmara.

A oficina tem o objetivo de apresentar aos defensores públicos o trabalho realizado pela perícia técnica na Bahia, considerada uma das mais respeitadas da América Latina. Aqueles que participarem da atividade serão apresentados a um cenário de delito onde as diferentes técnicas periciais deverão ser utilizadas para esclarecimento do caso. Depois, defensores públicos serão divididos em grupos guiados por especialistas para conhecerem a estrutura do DPT baiano e o trabalho realizado pelos peritos.

"Toda parceria que a Defensoria tem firmado com outras secretarias e órgãos tem sido muito positiva para as duas instituições, a exemplo desta que estamos firmando hoje com o DPT. É importante que os defensores públicos entendam aquilo que é feito pelo Departamento de Polícia Técnica e como é composta a estrutura desse departamento. Isso vai qualificar o nosso trabalho também", destacou o DPG, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Para a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Firmiane Venâncio, o workshop será importante por capacitar o defensor público em áreas específicas do campo pericial, possibilitando relembrar conteúdos vistos à época da graduação. Firmiane não descartou a possibilidade de transformar a iniciativa em um curso de extensão oferecido ao corpo defensorial, inclusive.

"A proposta do nosso workshop é apresentar à Defensoria os vários aspectos da atividade pericial como forma de busca da verdade", pontuou o diretor do DPT. Para Elson Jefferson é fundamental que defensores públicos compreendam as particularidades do campo e atuem de forma parceira na consolidação da autonomia que a perícia oficial da Bahia possui. A data para realização do workshop e os critérios de participação deverão ser definidos em breve.