COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública e Escola de Belas Artes promovem o projeto Painéis Temáticos
Os painéis que tem a arte como forma de inclusão social são feitos na DPE/BA
Com o objetivo de expor de forma lúdica e objetiva expressões artísticas, através da parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, foi criado um projeto de painéis temáticos com o tema A arte, através de painéis de pintura, como forma de inclusão social.
A arte foi executada, neste primeiro momento, nas paredes da sala de espera através da Especializada de Cível e Fazenda Pública. A ação começou pela Casa de Acesso à Justiça I, seguirá pela Casa das Famílias I, até se estender para as demais unidades.
O coordenador da Especializada de Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, comentou sobre ação: “Faz parte do conjunto de ações que estamos desenvolvendo para melhorar o atendimento nas nossas unidades. Trazer a ideia de arte para o ambiente físico da Defensoria Pública é uma forma de torná-lo mais acolhedor”.
A coordenadora da Especializada de Família e que também é autora deste projeto, Donila Fonseca, considerou que este projeto foi pensado na humanização do atendimento com a disseminação de arte e na necessidade de manter um ambiente acolhedor aos assistidos: “A Defensoria Pública buscou a parceria com a Faculdade de Belas Artes da UFBA tornando o projeto de humanização uma realidade. Buscamos que os assistidos, mesmo com todos os seus problemas na vida pessoal, sejam acolhidos da melhor forma”.
O professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mike Sam Chagas, disse que para a Escola de Belas Artes é uma honra colaborar com a Defensoria Pública, pois ambas as instituições têm por objetivo comum a afirmação da Cidadania: “Neste sentido as pinturas dos painéis procuram, além de sua função artística e decorativa, passar uma mensagem visual sobre temas que são essenciais a sociedade como saúde, lazer, direitos, respeito à diversidade, bem-estar social dentre outros”.
O PROJETO
A pintura já foi finalizada na Sala de Espera da Casa de Acesso à Justiça I. No desenho, foi feita a árvore da diversidade que significa pluralidade e diferença. A Escola de Belas Artes da UFBA disponibiliza toda mão de obra necessária para a execução dos painéis artísticos e a Defensoria Pública do Estado da Bahia fornece o material necessário para as pinturas dos painéis artísticos.