COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública inaugura sede em Santo Antonio de Jesus

12/04/2010 23:26 | Por

O município de Santo Antonio de Jesus - 187Km de Salvador - será a mais nova Regional da Defensoria Pública do Estado, com inauguração marcada para o próximo dia 15 de abril, às 10h. Para apresentar a instituição à população, a Defensoria realizará audiência pública na véspera da inauguração, dia 14, às 19h, na Câmara dos Vereadores do município, com a presença da defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira e autoridades locais. O novo espaço, com cerca de 400m², contará com a atuação de quatro defensores públicos que atenderão a todas as áreas de atuação da Defensoria: Cível e Fazenda Pública, Família, Idoso, Criança e Adolescente, Consumidor, Criminal e Execução Penal, Violência Doméstica e contra a Mulher e Direitos Humanos.

Com sede própria, situada na Vila Inglesa, bairro central da comarca, a Defensoria Pública poderá garantir mais comodidade aos assistidos, humanizando ainda mais o atendimento. A nova sede foi resultado da parceria com a Prefeitura municipal, através de convênio assinado em 2009, entre a defensora geral e o prefeito, Euvaldo Rosa. Para Tereza Cristina Ferreira, a Defensoria deve estar atenta à realidade de cada região onde ela se instala. "Com uma Regional, ofereceremos um trabalho diferenciado para a região que está envolta a Santo Antonio de Jesus. Teremos uma sede própria, com nossos próprios horários de atendimento e maior independência de atuação É a consolidação de uma parceria que gerará bons frutos, tanto para a cidade e região adjacente quanto para o Estado. Assim, a Defensoria Pública poderá entender melhor as necessidades dando início, meio e fim às demandas, e suprindo as carências existentes", frisou.

Ainda de acordo com a defensora pública, Guiomar Novaes, que estará à frente dos trabalhos na comarca, com uma Regional instalada, a atuação poderá ser ampliada. "Buscaremos estar mais próxima do cidadão, levando projetos para as comunidades rurais, evitando a judicialização dos processos e garantindo maior proximidade com os cidadãos que precisem da Defensoria", pontuou. A estimativa é de que a unidade atenda a mais de 100 pessoas diariamente.