COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública instaura PADAC e marca audiência pública sobre situação do Hospital Octávio Mangabeira
Bahia é o estado do Nordeste com maior número de casos de tuberculose e há previsão de privatização do hospital
Levando em consideração que Salvador é a terceira capital do país em número de casos de tuberculose e há previsão de privatização do Hospital Especializado Otávio Mangabeira – HEOM, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA instaurou um Procedimento de Apuração de Dano Coletivo – PADAC com a finalidade de apurar conduta contrária a interesse ou direito coletivo.
No dia 2 de agosto, às 13 horas a DPE/BA irá realizar a audiência pública: A Privatização do HEOM e seus impactos na atenção à saúde na área de tuberculose na Bahia, com a participação de órgãos municipais e estaduais. Assinam o PADAC os defensores públicos Eva dos Santos Rodrigues, Fabiana Almeida Miranda, Gil Braga de Castro Silva, Maurício Garcia Saporito, Paula Pereira de Almeida e Pedro Paulo Casali Bahia.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, dez milhões de pessoas, no mundo tiveram tuberculose, apenas em 2015, e dentre essas, quase dois milhões morreram em decorrência da patologia. A Bahia é o terceiro estado em número de casos da doença e, na região nordeste, é o líder, havendo sido notificados, no ano de 2014, cerca de cinco mil novos casos, com 351 óbitos.
Para mais informações clique aqui.