COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública instaura PADIN sobre violência a pessoa em situação de rua
A vítima teve queimaduras em 50% do corpo
Após tomar conhecimento de uma pessoa em situação de rua ter sofrido queimaduras em 50% do corpo enquanto dormia embaixo de um viaduto no Centro Administrativo da Bahia – CAB, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA instaurou o Procedimento de Apuração de Dano Individual – PADIN com a finalidade de apurar condutas contrárias aos direitos fundamentais à vida e à integridade física da vítima, Jeanderson Pires dos Santos, de 18 anos.
A defensora pública Fabiana Almeida Miranda, responsável pela instauração do procedimento, disse que "o objetivo do PADIN é dar apoio institucional a vitima, bem como requisitar que o Estado, através dos órgãos de investigação policial e do sistema de justiça, apure e busque a responsabilização dos autores dessa violação aos direitos humanos".
A DPE expediu ofício ao Hospital Geral do Estado – HGE para obter mais informações sobre o ocorrido e o estado de saúde da vítima, assim como ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPP da Polícia Civil, requisitando informações sobre o andamento das investigações e a autoria do fato.
De acordo com os jornais locais, Jeanderson Santos foi surpreendido por homens ainda não identificados e agredido com pauladas na cabeça e no rosto. Logo depois, os suspeitos derramaram líquido inflamável no corpo do rapaz e atearam fogo nele. Uma pessoa que passava pelo local acionou a polícia e contou que Jeanderson também teve um dos braços quebrados.