COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública integra Comitê para discutir estratégias de Segurança Pública
Diversas instituições reunidas com um único objetivo: enfrentar à violência no estado. Este é o propósito do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), criado no dia 30 de junho, em Salvador. O Comitê reúne instituições do poder público, judiciário e universidades para articular ações e definir estratégias integradas de Segurança Pública.
A Defensoria Pública do Estado integra o Comitê, juntamente com Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Universidades Federal da Bahia e do Estado da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil, Prefeitura Municipal e Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
Os principais eixos de atuação do Comitê serão o compartilhamento de informações, cooperação institucional, sistema prisional com ênfase na execução penal e estratégias comunitárias de segurança pública e recuperação de espaços públicos. A partir destes temas, as instituições participantes irão propor ações e programas para fortalecer a segurança pública no estado.
De acordo com a defensora Cynara Peixoto, que integra o Comitê, essa é a "oportunidade de todas as instituições que atuam ou que têm influência no direcionamento e aplicação de diretrizes da Segurança Pública dialogarem e assinarem um entendimento. A Defensoria tem o diferencial de buscar o diálogo sob a ótica do assistido e ter um olhar a partir da prevenção, não apenas da repressão".